O que significa "liberado" nos rótulos dos produtos para cabelos? É melhor que um produto comum?
O que significa "liberado" nos rótulos dos produtos para cabelos? Liberado de sulfatos! Liberado de petrolatos! Liberado de óleo mineral! Liberado de silicone! Liberado para no poo! liberado para low poo! Aaaah!
Talvez você já tenha se perguntado o que significa "liberado" nos rótulos dos shampoos, máscaras, condicionadores, cremes de pentear, óleos finalizadores e etc. Você até entende que estes produtos não tem aquela determinada substância, mas você não sabe exatamente o que é e porque você ia querer um produto sem isso.
Para começo de conversa, digo de cara que o fato de um produto estar escrito liberado não significa necessariamente que ele é um produto melhor que os outros comuns. Entretanto, meninas onduladas e outras meninas cacheadas têm tudo para se beneficiar deste tipo de produto se entender bem como usá-lo.
O que é um shampoo liberado e afins?
Shampoo liberado é um shampoo sem sulfato e serve para quem segue a técnica low poo. Simples assim, o resto é consequência. A técnica low poo consiste em usar shampoo sem sulfatos, a substância responsável pela espuma e limpeza profunda nos shampoos comuns. Porém, a última coisa que meninas com cabelos mais secos querem é um produto super adstringente e cheio de sulfato e, por esta razão, muitas onduladas seguem a técnica low poo - para manter a oleosidade boa do cabelo preservada.
Geralmente meninas onduladas, cacheadas e crespas optam por usar este tipo de shampoo liberado porque eles ressecam menos o cabelo e nós costumamos ter problemas com cabelo seco mesmo quando a nossa raiz é oleosa. Até mesmo se você tem um cabelo liso ressecado, a técnica é muito boa. Este tipo de técnica evita aquele conhecido efeito "cabelo limpo alvoroçado - cabelo sujo bonito".
Contudo, como estes shampoos não tem sulfato, você tem que usar todo o resto dos produtos capilares liberados de certas substâncias proibidas. Estas químicas proibidas só saem com sulfato e com tempo se acumulam o cabelo).
É muito comum o estranhamento ao usar este produto, porque ele faz pouca espuma. Não se preocupe, espuma é coisa comercial que colocaram na sua cabeça para você achar que o cabelo está ficando super limpo e que o produto está rendendo mais. O que limpa mesmo o cabelo é a massagem que você faz no couro cabeludo com os dedos e, sim, shampoos low limpam bem e na medida certa.
Abaixo alguns dois exemplos de shampoo para cabelos ondulados liberados que já usei:
ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO ESTÁ DISPOSTA A TER TODO O RESTO DO SEUS PRODUTOS LIBERADOS PARA LOW E NO POO, NUNCA COMPRE UM SHAMPOO LIBERADO.
E porque preciso usar condicionadores, máscaras, cremes de pentear, reparadores, óleos liberados?
Como expliquei antes, há substâncias que só saem com ações do sulfatos, mas calma, são substâncias artificiais que existem em produtos mais corriqueiros. Nada que você sinta muita falta. Geralmente, são substâncias mais baratinhas e que em certa forma funcionam e, por este motivo, os fabricantes escolhem usar. Com o tempo, estas substâncias se acumulam e pesam no cabelo se você não usar sulfato, por isso, use todos os produtos liberados se você quer usar um shampoo liberado.
Basicamente, as substâncias proibidas na técnica low poo são os petrolatos (petrolatum), a parafina, o óleo mineral, vaselina e silicones insolúveis. É importante, dizer que antes de começar a técnica, você precisa pela última vez usar um shampoo comum com sulfato para tirar estas substâncias do cabelo visto que você vai passar a usar um shampoo que não retira estas substâncias.
Ao contrário da shampoo liberado, caso você não siga a técnica, não há problema nenhum você comprar o restante dos produtos capilares liberados porque você usa usa shampoo comum. Compre porque gostou dos ativos de tal creme liberado e não porque é liberado.
Caso queira seguir a técnica low poo, fique atenta à composição. Às vezes, está escrito grandão "LIBERADO" e na composição tem um proibidão. Ontem aconteceu o cúmulo de eu ler no rótulo de um óleo finalizador "liberado para low poo" e a primeira substância ser 'petrolato'. E foi marca famosa, hein!
Você pode encontrar a lista dos nomes das substâncias proibidas e liberadas em alguns blogs como este: http://cachosdagi.com.br/no-e-low-poo-tabelas-de-componentes-liberados-e-proibidos/
O que é liberado para NO POO?
O que é liberado para NO POO?
Comentários
Postar um comentário