Frizz em cabelos ondulados e o ciclo vicioso da chapinha

    Frizz e cabelos ondulados andam praticamente lado a lado. Pode-se até dizer que é uma das principais características deste tipo de cabelo. O cabelo ondulado tem mais frizz naturalmente que os fios lisos porque normalmente os fios lisos são mais oleosos. Até por isso, quando lavamos o cabelo, se você não repor o óleo retirado demais, você vai perceber mais frizz que antes. É uma boa ideia usar shampoos que limpem menos os fio, pois isso tira o óleo natural do cabelo que segura o frizz. (pesquise sobre a técnica low poo).
    E não, esta característica não necessariamente é algo ruim, pois o frizz em proporções controladas é natural e pode ajudar a tirar o aspecto artificial de cabelo-de-boneca ou o cacho-da-luluzinha-com-laqué. Frizz em onduladas não é sinônimo de cabelo mal cuidado porque meio que intuitivamente sabemos que aquele cabelo sem nenhum frizz típico de comercial passou por alguma espécie de selagem muitas vezes nocivas ao fio.
    Agora quero que você entenda algo: eu não quero que você ande por aí como se tivesse levado um choque, apenas quero tirar este pavor de frizz que nos foi encucado no decorrer dos anos. Quando você vê aquele aquele cabelo "perfeito" na revista, provavelmente ele passou por calor (chapinha ou escova) ou se passou produto rico em silicones, petrolatos e etc (coisas que não cuidam e trato do fio, mas apenas mascara o frizz).

Mas o que é o frizz e o que o causa?

    O Frizz são fios mais leves que o restante do cabelo os quais, por conta de seu menor peso, conseguem se "desprender" do restante dos fios mais pesados e assim buscar no ar a umidade que eles não tem. Estes fios mais leves normalmente são fios ou quebrados ou fios ainda nascentes. Você não pode evitar que seus fios caiam da raiz e nasçam outro no lugar, porque todo fio tem um ciclo de vida. Contudo, você pode evitar que com o tempo os fios caiam da raiz antes do tempo e ainda a quebra (o fio parte no comprimento).
    E aí está o pulo do gato: você precisa evitar que seu cabelo caia da raiz precocemente, que seu fio quebre e que ele fique constantemente desidratado e ressecado. Normalmente a quebra do fio capilar cotidiana é mecânica: prender o cabelo apertado, torcer o cabelo no banho pentear o cabelo seco com um pente de plástico e com dentes finos, passar a mão no cabelo constantemente, chapinhas e outras fontes de calor.

    E aí está o pulo do gato: você precisa evitar que seu cabelo caia da raiz precocemente, que seu fio quebre e que ele fique constantemente desidratado e ressecado. Normalmente a quebra do fio capilar cotidiana é mecânica: prender o cabelo apertado, torcer o cabelo no banho pentear o cabelo seco com um pente de plástico e com dentes finos, passar a mão no cabelo constantemente, chapinhas e outras fontes de calor.
    Atrito também provoca muito frizz no cabelo ondulado. Para evitar atrito com o fio, você pode evitar as seguintes coisas: dormir com fronha de algodão (use uma fronha de cetim), secar o cabelo com toalha felpuda desleixadamente (use um camisa de algodão bem levemente) passar a mão no cabelo, pentear com pente ou escova de plástico  (use um pente de madeira ou escova de cerdas de bambu), 

O que é o ciclo vicioso da chapinha?

Para cego ver: moça de cabelos lisos e compridos com rosto assutado porque a chapinha tirou um tufo de seu cabelo

    Muitas onduladas ainda não entenderam que a forma mais saudável de evitar um cabelo "armado" e sem definição é estimulando ondas e não estimulando o liso. Algumas até almejariam umas lindas ondinhas no cabelo, mas acabam recorrendo à alisamentos para evitar volume indesejado e baixar o frizz artificialmente. Algumas não chegam a usar progressivas, mas não conseguem evitar a chapinha, que artificialmente abaixa o frizz. O problema é que a chapinha e o calor costumam quebrar e muito o cabelo, muitas sequer usam protetor térmico para evitar o enfraquecimento do fio. O calor também resseca e desidrata os fios, o que faz com que estes fios quebrados busquem ainda mais água na atmosfera. 


    Eu não vou nem entrar no mérito das progressivas que afinam o fio demais, o ressecam e deixa o fio poroso.



Cabelo com frizz e volumoso >>>
 Menina ondulada passa chapinha e quebra e desidrata o fio >>
 Frizz controlado, a ondulada fica feliz e pensa que a chapinha foi a melhor invenção da vida >>
 lava o cabelo, lá vem o frizz de novo >> 
passa a chapinha feliz e sorridente (ainda por cima sem proteção térmica) quebrando tudo >>> 
MAIS FRIZZ!! >>> NÃO HIDRATA >>> mais chapinha, quebra e desidratação >> mais frizz e volume >>> 😥😥😥😥😥 me tira daqui, mamãe


Como fugir da chapinha e do frizz indesejado nos cabelos ondulados

Hidrate e nutra seus fios através de um cronograma capilar com máscaras!

Resultado de imagem para skala amido de milhoPara cego ver: foto de embalagem verde de máscara do super babosão da novex





    Como o que faz você usar a chapinha muito provavelmente é o volume e, claro, o frizz, comece mantendo uma rotina semanal de uso de máscaras de hidratação para que seu fio leve e pesado não precise buscar água no ambiente. Use máscaras rápidas ricas em babosa, vitaminas, pantenol, extratos de frutas. açúcar, mel pelo menos uma vez por semana.



Foto de máscara roxa da novex top secret

    Além disse, use máscaras ricas em óleos e gorduras como o óleo de coco, óleo de linhaça, abacate, azeite de oliva, manteiga de karité etc. Os óleos naturais ajudam a criar uma película natural no fio, evitando que a água escape. Não precisa ser uma máscara super cara. É melhor você fazer hidratação de 3 minutos em casa no seu cabelo ondulado toda semana que uma top no salão de vez em nunca. Uma ótima máscara e bem barata é a Top secret das poderosas da novex.
    Fortaleça também seu fio repondo proteínas uma vez por mês: etapa de reconstrução capilar. Procure um produto com queratina, cretaina, aminoácidos, elastina, colágeno e etc! Contudo, não exagere para não endurecer o cabelo e provocar quebra.




CREME DE PENTEAR

    Outra maneira simples de evitar o frizz é fazer uso de um creme de pentear leve como o yamasterol babosa de d-pantenol (o famoso amarelinho), cc cream da maria natureza salon line ou qualquer um indicado para ondulados que não pesem seu cabelo como o creme de pentear com onda da origem. Muitas vezes uma colher de sobremesa é suficiente para o cabelo todo se seu cabelo for muito ralo, porém procure usar mais se seu cabelo for poroso e tiver uma curvatura mais apertada nos cachos.


Resultado de imagem para cc cream maria natureza da salon line

Creme Yamasterol Babosa e D-pantenol
Yamasterol não tem erro!

Umectação noturna


Faça umectação noturna usando algum creme umectante antes de dormir, por exemplo: uma colher de chá do leave-in noturno acordei princesa da Embelleze já ajuda 80% dos casos a acabar com o frizz. Melhora ainda mais se você dormir  com um coque baixo frouxo ou um coque abacaxi e usar uma fronha de cetim. Você pode também fazer a umectação de oléo de coco toda semana, o que ajuda muito a alinhar os fios: existem vários vídeos no youtube sobre isso.



Finalize seu cabelo!

 E por fim, estimule seus cachos com finalizações! Finalização é você ajudar o cabelo a cachear por processos mecânicos depois de lavar e passar um creme de pentear. Definição diminui volume indesejado e vai fazer você quer evitar a chapinha. Para que alisar estas ondas lindas não é mesmo?  Ache uma finalização que seu cabelo goste: busque no youtube: fitagem, twist, plopping, dedoliss, dedãoliss. Não deixe de usar um óleo reparador sem silicones depois de o cabelo já estar seco, como os "pinga da lola".


Entenda que o frizz faz parte da vida!


Para cego ver: mulher de cabelo ondulado castranho médio com leve frizz e sorrindo.
Eu feliz com minhas ondas e nem ligando para
 o frizz mequetrefe que no passado me faria surtar!

Quanto mais você surtar com o frizz, mais chapinha você vai querer passar, mais tempo você mantem o cabelo preso, mais produtos de selagem artificiais você vai usar. E isso não vai ajudar a solucionar o problema e só vai quebrar ainda mais seu cabelo dando inicío a este ciclo vicioso da chapinha. Aceite o frizz como parte do seu tipo de cabelo: siga blogueiras onduladas no instagram e observe que o frizz não as faz ter um cabelo aparentemente descuidado. Pelo contrário, você pode notar que são cabelos brilhosos e bonitos: e o frizz está lá. Siga Mari Vasconi, Ondas coloridas, Morenaraiz e você vai perceber!













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como tirar o durinho do creme de pentear após finalizar

Resenha: Leave in Ativador de cachos Amend

Como dormir sem perder a definição do cabelo ondulado