Óleo reparador em cabelos ondulados: por que usar?


    Óleo reparador é um óleo ou uma mistura de óleos do qual se usa algumas gotinhas espalhadas na mão para passar sobre o cabelo seco a fim de dar brilho aos fios e diminuir aspecto ressecado e de frizz. Não se deve confundir jamais o óleo reparador ou óleo finalizador com o famoso silicone reparador de pontas. O silicone reparador é de origem artificial e é um derivado do petróleo; ele não trata o cabelo, apenas cria uma capa em volta do fio e artificialmente abaixa o frizz e dá o brilho momento. Ao longo prazo, contudo, o silicone atrapalha na absorção de nutrientes de ativos. Já o óleo reparador é constituído de óleos vegetais, que tratam o fio. Vale lembrar que existem óleos vegetais com silicones na fórmula.
    Tenho notado que muitas meninas olham torto para os óleos reparadores acreditando que eles vão deixar o cabelo oleoso. Isto não é verdade! É bem triste porque muitas vezes se vê claramente que o problema da pessoa seria resolvido com o tipo de óleo certo. Normalmente a pessoa só tem a raiz oleosa (muitas nem têm a raiz oleosa e acreditam que têm), mas as pontas estão clamando por um óleo natural. É importante frisar que cabelos ondulados mesmo com a raiz oleosa tendem a ter as pontas secas porque a oleosidade do couro cabeludo não consegue escorrer tão bem para o comprimento do cabelo. Independente de ter cabelo oleoso ou não, use os óleos! Eles ajudam a dar nutrientes ao cabelo.
    Percebo que a experiência traumática com óleos advém de terem usado o famoso óleo de argan em algum salão que exagerou na dose. Cada cabelo tem a dose certa, muitas vezes a cabeleireira vai passar aquilo que passaria nela mesma. E outra: óleo de argan é um dos óleos mais grossos e normalmente cabelos ondulados pensam muito facilmente.Um dos óleos mais indicados para cabelos ondulados como o 2A, por exemplo, é o óleo de semente de uva, que é um óleo bem fino. Existe também a possibilidade de se comprar mix de óleos que mesmo com óleos pesados, estes foram diluidos em óleos mais leves. O óleo de coco é ótimo para alianhar fios, mas é um pouco mais pesado, então tente não passar tanto,


    Em geral, não existe muita regra: há onduladas com cabelo bem volumoso e que curtem óleos pesados. Vou passar uma lista de óleos com suas densidades e funções, você pode até se basear nela na hora de comprar cremes de pentear, máscaras e etc.

Dica: você pode usar óleos para fazer misturinhas


Tipos de óleos e seus benefícios

  • Óleos mais densos

    Óleo de rícino: combate bactérias e fungos, por isso, ameniza a queda e ajuda o cabelo crescer mais forte e espesso. Muitas meninas amam usar na umectação para ajudar o cabelo crescer 

    Óleo de Argan: facilmente absorvido, hidratante  e nutritivo. Evite aqueles com silicones.


    Óleo de coco: facilmente absorvido, bom para alinhar fios, diminuir porosidade, antifúngico, anticaspa. Pessoas de cabelo mais fino podem usar óleo de coco em menor quantidade (gotinha).

Coconut oil formula da Euroderm: tem protetor térmico. liberado

  • Óleos de densidade mediana

    Óleo de oliva (azeite): antioxidante e bem consistente. Cabelos grossos a normais secos amam azeite na máscara e na umectação.


    Óleo de abacate: ótimo condicionante e foriticante, é um bom óleo para se misturar com outros óleos


outros: óleo de macadâmia, óleo de ojón

ÓLEOS PARA CABELOS FINOS

  • Óleos menos densos

    Óleo de semente de uva: independente de qualquer coisa, tenha! Ele é o mais leve, tem um cheiro agradável e tem praticamente a mesma função antifúngica do óleo de rícino.

    Óleo de pracaxi: muitas meninas onduladas comtêm falado bem deste óleo.

Oleo-Pinga-de-Acai---Pracaxi-Lola-50ml
Óleo pracaxi e açaí
PINGA lola

    Óleo de jaborandi: fortalece os fios

   Óleo de jojoba: reequilibra oleosidade capilar (então quem tem raiz oleosa, não se preocupe), dá brilho, tem muitas vitaminas e componentes que fecham as cutículas, também ajuda no crescimento por reequilibrar a oleosidade do couro cabeludo.

    outros óleos para cabelos finos: Óleo de rosa mosqueta, Óleo de patauá, Óleo de alecrim

    Caso queiram saber mais sobre óleos, aconselho assistir o vídeo do Abner Matias sobre o tema. entrem no canal dele e sigam. muito conteúdo legal: https://www.youtube.com/watch?v=RGeCwntY_6A . 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como tirar o durinho do creme de pentear após finalizar

Resenha: Leave in Ativador de cachos Amend

Como dormir sem perder a definição do cabelo ondulado