1 ano de transição capilar: como e porque parei de fazer progressiva

    Transição capilar é o período de espera que temos que passar para que o fio do cabelo volte à sua textura original. Quem já pintou o cabelo sabe que para voltar à cor original do cabelo, só aguardando o fio crescer e ir cortando as pontas. Assim, o mesmo ocorre com quem faz alisamentos definitivos como progressivas, escovas marroquinas, botox e etc. Este tempo de espera, no entanto, não é simples porque a pessoa se vê diante de uma raiz com a textura diferente do restante do cabelo.

    Há exatamente um ano, em setembro, eu decidi começar minha transição capilar. Eu tinha feito progressiva por 10 anos, desde os meus 18 anos, boa parte porque meu cabelo era bem cheio, armado, indefinido já que eu não sabia lidar com ele. No entanto, toda vez que eu saía de um salão com a progressiva feita, ao invés de me sentir bonita, me sentia uma completa fraude. Eu imaginava cenários em que tivesse que morar fora do país e não encontrasse profissionais que fizessem progressivas (principalmente as famigeradas com formol). Com o tempo, meu cabelo ia ficando fraco e ralo: e olha que o que mais tinha era cabelo durante a adolescência. Aquilo me corroía.


    Tudo mudou quando, decidida que eu não aguentava mais ser escrava de uma química, digitei "como cuidar de cabelos ondulados" no youtube e tive a surpresa de saber que eu não fazia nem 90% do que poderia ser feito além de cometer muitos erros que piorava minha sitação. Foi uma mistura de empolgação e insegurança quanto ao que iam me dizer se decidisse deixar de fazer o alisamento. Decidi, enfim, começar com a transição capilar. Não foram poucas as vezes que fui questionada porque eu não fazia uma progressiva, não foram poucas as vezes em que ouvi que seria mais bonita se fizesse chapinha. O principal problema que as meninas em transição enfrentam é a insegurança, por incrível que pareça. Não é a "trabalheira" que dá. A gente não sabe exatamente como vai ficar nosso cabelo e idealiza algo que às vezes não acontece. Porém, muitas de nós nos surpreendemos que a dor é menor que nós imaginávamos e que o pago vale a pena. 

    Como meu cabelo ondulado cresce liso até a orelha, não tive muita dificuldade nos primeiros meses de transição. Contudo, tive que fazer uso de algumas estratégias:


COMO LIDAR COM  A TRANSIÇÃO CAPILAR COMO UMA ONDULADA (2B)


Corte o cabelo o máximo que puder e faça uma corte em camadas


    Muitas meninas cacheadas fazem o big chop que é cortar o cabelo até que só tenha cabelo natural. Eu sinceramente não achei necessário porque minha raiz natural lisa se confundia com a parte alisada de certa forma. Então, fui à uma bom cabeleireiro e pedi para ele cortar meu cabelo no ombro. Ele ficou bem receoso de eu não gostar porque meu cabelo estava bem grande. Pedi para ele fazer um corte em camadas para ajudar na formação das ondas e conter meu tão temido volume. A cada 3 meses, vou lá ainda e corto um palmo mais confiante porque nosso cabelo só cresce 1 cm por mês, logo ainda tenho progressiva no cabelo.

Aprenda a usar creme de pentear e gel de texturização.


    "Quanto mais definido for o cabelo, menos rebelde e armado fica" foi meu maior mantra. Então, ao invés de tentar deixá-lo liso como em toda minha vida, forcei ainda mais os cachos. Passei a usar cremes de pentear leves finalizando o cabelo amassando, fazendo coques e coisas bem simples que aprendia em vídeos.


Siga canais no youtube e páginas no instagram de onduladas e cacheadas


    Você não tem ideia do conhecimento de meninas onduladas e cacheadas podem te presentear de bandeja no youtube. Devo muito a elas. Elas me ensinaram dicas e me encorajaram com suas madeixas lindas. Blogueiras como a morena raiz, a Mari Vasconi e Ingrid Gleizi foram minha maiores "mestres" neste mundo ondulado. O canal do Abner Matias também é um dos meus canais favoritos de cabeleireiro. Já no canal Éclaire, um médico dermatologista desvenda muitos mitos capilares e me ensinou quais dicas realmente tinham embasamento cientifico. Acredite: tem muita dica furada por aí e é importante pesquisar antes se aquilo faz sentido e tem embasamento científico.


Não existe química que tire progressiva


    Não use nem shampoos antiresíduos ou produto não sei do qual achando que vai se livrar da progressiva. Nada tira progressiva! N-A-D-A! Só bom e velho tempo que faz o cabelo crescer de novo. Inclusive shampoo antiresíduos resseca o cabelo deveras. O máximo que você pode fazer é dar a proteína perdida através de reconstrução para que você não passe um tempo tão longo com cabelo fraco e ralo.

Evite ao máximo chapinhas 

    Para não danificar o cabelo nascendo e para ajudar na memorização dos cachos. o calor reativa e reforça a química: não é a toa que as pessoas falam pra passar chapinha  Muitas meninas sentem a tentação de ficar passando prancha na raiz, mas tente fazer o contrário: ondule ou cacheie a parte lisa através de texturização com mousses ou cremes de pentear.

Trate de seu cabelo!

    Não pense em relaxar com o cabelo alisado só porque vai cortar mesmo. Cuide de seu cabelo como se aquele cabelo não fosse ser cortado porque isso vai fazer seu cabelo nascendo já vir sendo tratado. Mantenha sempre seu cabelo hidratado e nutrido através de cronogramas capilares. É uma boa usar máscaras que podem ir mais próximas da raiz como as máscara da linha maria natureza da Salon Line.

Eu ainda com progressiva.

Um mês depois de começar a transição



última dica: ignore os comentários das pessoas e seja feliz!




Nem todo mundo está pronto para entender o quanto ter seu cabelo natural é importante para você, mas acredito que cada pessoa tem o momento certo de cair em si. 

Foto tirada um ano depois de eu parar de fazer progressiva. =)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como tirar o durinho do creme de pentear após finalizar

Resenha: Leave in Ativador de cachos Amend

Como dormir sem perder a definição do cabelo ondulado